quarta-feira

Um pequeno sorriso pela manhã pode mudar o seu dia

Oi Fred!!!No ano passado conheci um rapaz e começamos namorar, há mais ou menos um três meses atrás o meu sexto sentido aflorou e fiz algo que eu nunca fiz, bisbilhotei o celular dele e com isso descobri várias mensagens dele com outra mulher, as mensagens que eles trocavam eram muito intimas e com algumas comparações entre mim e ela que me deixaram bem chateadas. Quando ele acordou me viu com o celular dele em minhas mãos, ficou nervoso e perguntou o que estava se passando e eu revelei tudo o que eu tinha lido, ele de imediato me pediu perdão e após longa conversa resolvi perdoá-lo. Após uma semana ele começou a mudar comigo, me chamava de gorda e não me deixava comer, queria que eu fizesse exercícios, disse que tinha vergonha de andar comigo na rua e que se eu não emagrecesse ele terminaria comigo, fiquei muito mal e chorei muito e ele continuou insistindo nesse assunto, pusemos um fim na nossa relação. Eu não queria perdê-lo, pois eu o amava demais, me matriculei na academia e comecei a fazer regime em dois meses perdi 12 kg e falei para ele, que não acreditou e pediu uma foto para comprovar. Quando ele viu a foto me pediu para voltar e disse que nossa relação merecia uma segunda chance... Por estar apaixonada eu o aceitei de volta ficamos por uma semana e ele sumiu, não conseguia mais falar com ele, até que resolvi ficar de guarda na casa dele e quando o encontrei, ele me xingou como se eu fosse uma qualquer e gritava comigo dizendo para eu ir embora que ele estava namorando e que eu não fazia mais parte da vida dele. Perdi o rumo, cheguei à minha casa soluçando de tanto chorar e no dia seguinte ele me ligou querendo me ver como se nada tivesse acontecido e eu novamente deixei ele me ver, disse a ele tudo o que estava engasgado e outra vez me pediu desculpa por ter me magoado. Pensei que depois de tudo o que aconteceu por fim estaríamos bem, mas dois dias se passaram e ele começou com as grosserias. Foi quando tomei uma decisão importante; eu não quero mais esse tipo de relação em minha vida, por causa dele dispensei oportunidades de trabalho e pessoas que poderiam ter sido boas comigo, acho que estava perdida por ele e não sabia o que estava fazendo. Fred!!! Quero a sua ajuda, pois estou sem autoestima, não tenho forças para seguir em frente!!! Além disso, antes dele tive uma relação com um alcoólatra, eu só arrumo esses trastes, o que eu faço? Quero mudar, quero uma relação com um homem de verdade, quero ser mais autoconfiante?!?

Ninguém pode lhe dar autoconfiança!?! Só depende de você, para isso é necessário que você se conheça, passe a gostar de estar com você, tem que aprender a ser feliz sozinha sem depender de alguém para alcançar a felicidade... Precisa deixar essa carência de lado e deixar de bancar a vítima e a coitadinha, tem que parar de agradar quem não merece e quem não te dá valor... As pessoas autoconfiantes inspiram confiança aos outros sendo uma das principais vias para sermos bem sucedidos na nossa vida.

Faça uma autocritica e a partir daí descubra quais são os seus pontos fortes e quais são as suas fraquezas e assim trabalhe suas fraquezas através de seus pontos fortes, aceite e aprenda a lidar com os fracassos e com os erros como se fosse um exercício de crescimento... Todo mundo erra; os erros e os fracassos são apenas resultados que não nos serve, o que não se pode fazer é desistir por causa disso ou se conformar com seus fracassos, desta forma devemos corrigir o que fizemos com mais informação e achar um modo diferente para alcançar o resultado desejado, só assim se adquire excelência e se constrói a autoconfiança.

Além disso, para aumentar a autoestima é preciso cuidar da aparência física e vestir-se bem, você não precisa parecer com Scarlett Johansson ou com a Gisele Bündchen, apenas use roupas que combinem com o seu tipo físico, o modo de se vestir expressa suas intenções, suas características, seus sentimentos e etc... Ao olhar no espelho é preciso oferecer uma imagem sempre apresentável, dedique um tempinho para cuidar do seu visual, assim poderá sentir-se mais feliz consigo mesma e mais confiante. O Seu nível de autoconfiança também pode evidenciar-se de outras maneiras: através do seu comportamento, da sua linguagem corporal, da forma como você fala, do que você diz, e assim por diante. A linguagem corporal é muito importante, caminhe pelas ruas com confiança, altivez e com boa postura, ao conversar coloque a voz de uma maneira clara e audível, tenha o semblante firme e sorridente, pois sorrindo você receberá sorrisos de volta, escute músicas alegres, dance sozinha ou com amigos, leia livros, invente o que quiser para tornar o seu dia proveitoso e não ocioso.

Para afirmar a autoconfiança estabeleça metas possíveis e esquematize estratégias para alcança-las, comprometa-se consigo mesma e com seus objetivos, use para si palavras motivadoras que lhe dê incentivo para alcançar suas metas, não se desvie, mantenha-se forte e motivada, tenha foco e visualize as suas conquistas... Nunca se deixe abater pelas dificuldades e se for necessário ajustar os objetivos, não hesite em fazê-lo, reformule-o e continue o processo. Dê valor as suas conquistas na vida e comemore todas, usando-as como motivadores da sua autoestima. As pessoas autoconfiantes são geralmente mais positivas, acreditam em si mesmos e nas suas habilidades, acreditam ainda na capacidade que possuem para viver a vida de forma satisfatória. A autoconfiança faz você acreditar em suas ações e estabelece possibilidades para que consiga sempre o melhor para você...

A baixa autoestima faz com que você não saia da sua zona de conforto com medo do fracasso tornando-a inútil e sem perspectiva de vida, combata a sua submissão, os seus pensamentos negativos e a sua vontade de agradar o tempo todo aprendendo a dizer não... Seja mais racional do que emocional, faça as escolhas certas para você, nunca faça algo que não vá de encontro aos seus princípios, procure valorizar-se, promover e melhorar a sua aprendizagem, não busque a perfeição em tudo o que faz... Não se incomode com as críticas, por mais que você se esforce e por melhor que faça, sempre irá escutar críticas, é claro que existem pessoas que ultrapassam as suas qualidades, mas isso não faz de você menos importante e nem menos interessante, lembre-se que são as suas qualidades e os seus princípios que vão te ajudar a chegar a suas metas.

Algumas dicas para alcançar autoconfiança: Afaste-se de pessoas que menosprezam a sua capacidade de fazer; não assuma a culpa quando não for sua; deixe a timidez de lado e demonstre força e atitude para conquistar o que quer; não seja tão critica consigo mesma, não dá para ser perfeito o tempo todo, não fique remoendo os erros e fracasso do passado aprenda com eles e siga em frente; deixe de lado a ansiedade, não se atormente e não se desespere por algo que ainda não aconteceu; não deixe o sentimento de culpa, a timidez, o medo e a sua moleza incapacitá-la, você tem que correr riscos para alcançar a felicidade e o sucesso.

Conforme você vai adquirindo autoconfiança as pessoas negativas ou que fazem brincadeiras destrutivas podem tornar-se mais evidentes. Limite o contato com eles, durante o processo de construção da sua autoconfiança, até mesmo um familiar ou um amigo que oferece opiniões bem-intencionadas sobre o que você "deveria" fazer pode ser prejudicial para a sua autoconfiança...

Quando começar uma relação observe as características de seu companheiro, veja se ele é atencioso com você e com os outros sem fazer cobranças ou para agradar com a intenção de ser recompensado, não assuma um compromisso de imediato o desespero por ter alguém faz com que as nossas escolhas na maioria dos casos seja equivocada, espere pelo menos três meses para aceitar um compromisso mais sério, enquanto isso vá saindo com o pretendente e observe suas intenções, sua educação, seus modos, seus valores... Só aceite o compromisso quando tiver certa de que essa pessoa é merecedora de você, nunca fique com alguém para agradar os outros ou por estar só... É preciso estar bem consigo mesma para colocar alguém em sua vida, nunca procure alguém para te completar, ache uma pessoa que venha para somar...

Lembre-se que estas ações são eficazes, mas a autoestima não se adquire de imediato é um exercício consciente e diário que pouco a pouco irá se tornar um hábito e que depois sem que você perceba passa a ser uma prática instintiva condicionada.

Nenhum comentário: